segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pastelada

    Será organizado no dia 03 de junho de 2016 a II Pastelada de nossa escola, onde a mesma tem como objetivo, arrecadar fundos para custear a internet wifi para alunos e professores, bem como para investimentos no sistema interno de som e a rádio da escola. Você pode encomendar seu pastel com os alunos, professores e funcionários de nossa escola até o dia 01 de junho, retirando o produto no dia 03 de junho (sexta-feira) das 15:00 às 19:00 horas. 


quarta-feira, 25 de maio de 2016

Dia do Desafio


    No dia 25 de maio de 2016 tivemos o DIA DO DESAFIO "O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995." 
  
    Neste sentido os Professores, juntamente com a direção planejaram e definiram na última sexta feira dia 20, três atividades para este momento: Caminhada/Passeio Ciclístico, Pisa no Balão e Roda de Bambolê.
 
     A atividade de passeio ciclístico foi idealizada pelo Profº Antônio, e foi organizada pelo mesmo juntamente com o Profº Jorge, tendo como objetivo realizar um passeio ciclístico e uma caminhada pela redondeza da Escola. A atividade pisa no Balão e Roda de Bambolê foi idealizada pelos Professores Tiago e Cássia, tendo a colaboração da Professores Aline, Carla, Lucas, André e Alaor durante a organização. A primeira atividade consiste em montar equipes sendo que as mesmas terão que amarrar em seus pés um barbante com um balão em sua extremidade, vence a equipe que estourar todos os balões dos adversários sem deixar que outros estourem os seus balões. A atividade Roda do Bambolê consiste em montar uma roda de até 10 pessoas ligadas pelas mãos, possuindo um bambolê o qual dever ser passado para o adversário que está à esquerda (sentido horário), tendo o mesmo que com o auxílio do colega passar o bambolê sobre a cabeça, passando o mesmo pelo corpo e saindo pelos pés até chegar ao próximo da roda, a atividade foi adaptada pelo professor Tiago, simulando a dança da cadeira, onde foi incluso uma trilha musical, a qual quando interrompida, faz com que seja eliminado 2 participantes de acordo onde o bambolê parou, tendo assim a colaboração do colega ao lado  quando receber, como quando for passar ao próximo o bambolê. A atividade contou com a participação de todos os Professores e alunos da escola.

(clique na imagem abaixo e confira)

https://goo.gl/photos/F39P3yc9kzLZSUvUA

terça-feira, 24 de maio de 2016

Torneio de Tênis de Mesa

    Foi realizado nos dias 23/24 de maio o torneio classificatório para o JESC de Tênis de Mesa. A atividade foi organizada pelos Professores Tiago e Lucas, contando com o auxílio dos Professores Marcos Almeida (um dos principais incentivadores do esporte na região) e Luciano Ferreira Costa, da Escola EEB Paulo Blasi da cidade de Campos Novos, os quais auxiliaram no planejamento de tabelas de classificação e preparação do material necessário. Clicando na foto abaixo você pode conferir a tabela final dos confrontos e as fotos do evento. 

https://goo.gl/photos/Uj7TJNnfeQTgEXF67

Aula de Matemática com Planilha Eletrônica

    Os alunos do 1º ano realizaram na manhã desta terça feira dia 24/05, uma aula de edição de Planilha eletrônica com o Profº de Matemática Alaor Susin. Com o auxílio do Professor Orientador de Tecnologia e Informática, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e desenvolver atividades utilizando o Editor de Planilhas BrOffice, disponível no sistema operacional Linux Educacional 5. A atividade pode ser encontrada no livro didático de Luiz Roberto Dante - Matemática, Contexto e aplicações na página 82. Clique na imagem abaixo e veja como foi.

https://goo.gl/photos/6WT6AzEx5PRMxXeM6

Campanha de Doação de Gibis.



    A professora Carla Soares de Almeida da disciplina de Artes, juntamente com a colaboração do professor Tiago monitor da Sala de Tecnologia, realizam uma Campanha para arrecadar gibis com os alunos das 3ªs séries  e ser distribuído aos alunos do Ensino Fundamental. 

    A iniciativa tem como proposta estimular o hábito da leitura. A professora, afirma que esses gibis são de bastante importância para as crianças. “Apesar da simplicidade, existe valores por trás dessas historinhas que são positivos e necessários de se trazer para vida das crianças e adolescentes.”

    Em Informática a campanha serviu de oportunidade para os alunos desenvolverem edição de Panfletos online, através de softwares totalmente em rede, como o Word e Power Point. 

Texto: Profª Carla Soares de Almeida. 
(clique e confira)
https://goo.gl/photos/GXbMMQ9aKj9MwA879

quinta-feira, 19 de maio de 2016

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


  Seguindo o objetivo da campanha, os alunos de nossa escola tiveram uma Palestra com o Policial Militar Darlei Pelizzaro, juntamente com os membros do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e Conselho tutelar para falar um pouco sobre esta campanha que aconteceu no ultimo dia 18.  

História
Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.
A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

Mobilização para a data
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Símbolo
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.


Chamada
O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Lei
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Texto Disponível em: http://facabonitocampanha.blogspot.com.br/p/o-slogan-faca-bonito-proteja-nossas.html



 (clique na imagem abaixo para visualizar as fotos)