sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Semana Nacional da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla



No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste ano, o tema é Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos.
Segundo o último censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.
Em alusão a está semana, os professores durante o planejamento coletivo, sugeriram propiciar no dia 26 de agosto momentos aos alunos da escola de Educação Básica Major Cipriano Rodrigues de Almeida  a vivência de limitações físicas e assim se colocar no lugar do outro, desenvolvendo com isso uma consciência mais cidadã e menos preconceituosa.
Dentre essas atividades, os alunos jogaram futsal vendados, voleibol sentados, voleibol com um dos braço preso, corrida vendada com guia, corrida de cadeirantes e arremesso ao cesto de basquete para cadeirantes. Verificou-se a participação efetiva de todos os alunos na realização das atividades e após os professores realizaram em sala trabalhos de conscientização com os alunos.


















Texto: Aracely  Viel e Márcio de Mattos

Imagens: Carla S. de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a nossa escola.
Desde já agradecemos.