terça-feira, 29 de setembro de 2015

Stop Motion

Visualizações dos vídeos do Stop Motion produzidos pelos alunos da Escola Major.













Fotos: Aracely Viel

Colonia Japonesa Núcleo Celso Ramos-

No coração de Santa Catarina, a cidade de Frei Rogério é uma das maiores colônias japonesas do Sul do Brasil. A cultura japonesa está em toda a cidade: no artesanato, na dança, nas vestimentas, na delicadeza das flores de cerejeira e nas várias festas ao longo do ano, como a Undokai entre abril e maio e a Enguei-Kai entre julho e agosto. Mas é em Setembro que a cidade se torna florida, principalmente no Parque Sakura, onde acontece o Festival da Florada ou Sakura Matsuri, quando as cerejeiras trazidas do Japão florescem e perfumam a cidade. Durante o festival, apresentações de danças, artes marciais, música e a cerimônia do chá resgatam as tradições japonesas além do buffet nas festas que oferecem Yakisoba, Yakimeshi Tempura e outros pratos. No galpão principal há venda de doces típicos, conservas e artesanato.
Alunos da 3ª série: Filipe, Leticia E Pablo.




 Fotos: André

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Visita a Frei Rogério

Frei Rogério é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Frei Rogério abriga uma colônia japonesa no sul do Brasil. O município recebeu imigrantes italianos, japoneses, poloneses e alemães que vieram ao país depois da Segunda Guerra Mundial. A maioria das famílias japonesas habitam a comunidade de Celso Ramos.
O município recebeu este nome em homenagem a um padre (Frei Rogério Neuhaus) que viveu na região e auxiliou o povo que sofreu com a Guerra do Contestado. Rogério Neuhaus (1863-1934) era alemão, pertencia a ordem dos franciscanos e chegou a região em 1904 .
Semelhante a outros municípios vizinhos, Frei Rogério teve o seu ciclo da madeira, quando madeireiros vindos de várias regiões construíram serrarias para explorar as florestas de araucária e imbuía que existiam na região. Até 1948 a área que hoje constitui o município ainda pertencia ao Distrito de Liberata, Fraiburgo. Um fator que contribui para que Frei Rogério viesse a se tornar um município foi a construção de uma casa por Adolfo Soletti onde dava-se aula a crianças e rezava-se missas nos domingos. Mais tarde esta casa deu lugar a uma pequena igreja de madeira. Em 1949 a região se transformou em colônia e em 1957 virou Distrito Frei Rogério, passando a pertencer a comarca de Curitibanos. Depois disso pequenas indústrias e comércios foram estabelecidos e em 20 de julho de 1995 Frei Rogério se tornou município.
A economia do município depende da agricultura, onde destacam-se a produção de alho, feijão e milho, e da pecuária.
O clima é temperado apresentando uma temperatura média anual de 16,4Cº com verão quente e inverno frio com geadas frequentes.







 Texto: Angela Cordeiro
Fotos: André Martinazzo