Será realizada neste segundo semestre uma gincana tendo como objetivo fazer com que os alunos conheçam e aprendam sobre as características de algumas modalidades olímpicas que estarão no jogos de 2016. Este projeto foi inicialmente desenvolvido pelos Professores Cassia (Professora Orientadora de Convivência) e Tiago (Professor Orientador de Tecnologia e Informática e também acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física), porém contará com a colaboração dos demais professores para a realização dos eventos ao longo do ano, sendo uma atividade avaliativa de todas as disciplinas. Os alunos além de participar das atividades físicas, também estarão desenvolvendo trabalhos teóricos e apresentações artísticas relacionadas aos jogos e suas modalidades. Confira abaixo as atividades que serão desenvolvidas no Projeto.
ATIVIDADE 1:
NOME: INTRODUÇÃO A CORRIDA.
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da coordenação motora,
agilidade e destreza.
DESCRIÇÃO: Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal
do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada
exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo
A. Corrida simples (ida e volta)
B. Corrida simples segurando 1 bola
(ida e volta)
C. Corrida simples dar a volta em 1
cone e voltar
Ao final quem, obtiver o menor tempo vence.
MATERIAL: Nenhum/Bola/Bastão.
Local: Quadra.
ATIVIDADE 2:
NOME: SALTO EM DISTÂNCIA
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da agilidade de salto
através da força de impulso.
DESCRIÇÃO: Cada aluno realizara 3 saltos em distância a
partir de uma área demarcada na quadra, se o aluno pisar sobre a área demarcada
o salto será considerado invalido. Ao final soma-se a distância de 3 saltos
para se determinar o vencedor.
MATERIAL: Nenhum.
LOCAL: Quadra.
ATIVIDADE 3:
NOME: CORRIDA COM OBSTÁCULOS
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da percepção e mudança
de movimentos ao longo de uma atividade de corrida.
DESCRIÇÃO: Cada aluno realizará um percurso passando por
obstáculos dispostos ao longo do trajeto como bambolês, cordas e cones, etc.
Vence que conseguir realizar no menor tempo possível.
MATERIAL: bambolês, cordas e cones.
LOCAL: Quadra.
ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA DE BADMINTON.
OBJETIVO: Aplicar através do jogo os fundamento da
modalidade.
DESCRIÇÃO: Partida rápida de Badminton.
Regras básica de pontuação e sobre a quadra:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede
enquanto a peteca está em jogo; b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa,
teto ou arredores da quadra; c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a
linha é considerada parte da quadra); d) se o jogador invade ou acerta a peteca
no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca); e) se a peteca for
golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra; f) se houver interferência com a
peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente
ganha um ponto; g) se o parceiro do recebedor receber o serviço; h) se o
servidor faz o movimento e erra a peteca.
- Obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
Fim do jogo:
- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos (adaptar). Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.
- Obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
Fim do jogo:
- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos (adaptar). Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.
MATERIAL: raquete/peteca/rede.
LOCAL: Quadra/Espaço aberto.
ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA DE ARREMESSOS.
OBJETIVO: Desenvolver o fundamento arremesso.
DESCRIÇÃO: Partida de arremessos. Cada equipe enviará 3
participante. Cada participante terá direito a 3 arremessos da área de lance
livre e 3 arremessos da linha de 3 pontos (ficando a cargo do participante
escolher a área de arremesso ao longo da linha de 3). Ao final soma-se a
pontuação, vence que fizer mais pontos. Da linha de lance livre vale 2 pontos,
da linha de 3 vale 3 pontos.
MATERIAL: Bola de basquete.
LOCAL: Quadra de basquete.
ATIVIDADE 2:
NOME: PASSE COM QUIQUE E ARREMESSO.
OBJETIVO: Desenvolver o fundamento passe e arremesso.
DESCRIÇÃO: Cada equipe enviará 5 participantes (não poderá
participar quem já participou da atividade 1). 1 participante fica com a bola
aguardando no garrafão oposto a tabela de arremesso, os outros 4 ficam
dispostos sobre os limites da quadra de vôlei oposta ao participante 1. O
Participante em posse de bola conduz a mesma até o centro da quadra, onde terá
que realizar um passe com quique com todos os outros participantes para depois
realizar o arremesso.
MATERIAL: Bola de basquete.
LOCAL: Quadra de basquete.
VARIAÇÃO: A área de deslocamento do participante 1 e a área
de espera dos demais participantes poderá ser demarcada com um cone ou bambolê.
Poderá também ser feito um revezamento de arremessos entre a equipe.
ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE HANDEBOL.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos através do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 3 jogadores que junto com 3
jogadores de outra equipe definirá um time. Os goleiros devem ser definido em
acordo entre os membros das equipes que se uniram (definir por sorteio). Vence
a equipe que fizer mais gols em um tempo de 15 minutos.
MATERIAL: Bola de Handebol.
LOCAL: Quadra.
ATIVIDADE 1:
NOME: DANÇA SINCRONIZADA.
OBJETIVO: Simular através da dança movimentos da ginástica
artística.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 5 participantes para
produzir uma apresentação de dança utilizando materiais como bolas, fitas e
bambolês. Os professores de Artes, Música e Educação Física serão os jurados
que definirão a equipe vencedora.
MATERIAL: bola, fita, bambolê.
LOCAL: Espaço adaptado para danças.
NOME: SACO DE BALÕES.
OBJETIVO: Golpes simulados.
DESCRIÇÃO: Fixar balões em um saco de treinamento. Com a
utilização de luvas de boxe o aluno terá que estourar todos os balões
utilizando golpes com o punho. Vence quem estourar os balões em menor tempo.
MATERIAL: Saco, Luvas de boxe, balões.
LOCAL: Adaptado para a pratica de lutas.
VARIAÇÃO: Poderá ser utilizados golpes com os pés para
simular golpes do tae-kwon-do.
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE TÊNIS DE MESA.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos do tênis de mesa através
do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 2 jogadores para formar uma
dupla. O jogo terá 1 set de 15 pontos. O jogo será de caráter eliminatório,
sendo os confrontos definidos por sorteio, as duas duplas vencedoras disputam
um novo jogo para definir o campeão.
MATERIAL: mesa, raque e bolinha de tênis de mesa.
LOCAL: Adaptado para a prática do tênis de mesa.
ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE VOLEIBOL.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos através do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 3 jogadores que junto com 3
jogadores de outra equipe definirá um time. A partida será disputada em um set
de 25 pontos para definir o vencedor.
Regras básica de infração: Condução de bola, invasão de
quadra adversária, toque na rede, dois toques na bola, erro de rodizio de
posições, pisar na linha de fundo durante o saque, realizar o corte no primeiro
toque de recepção.
MATERIAL: Bola de Voleibol.
LOCAL: Quadra de Voleibol.
ORGANIZAÇÃO
ABERTURA: Mobilizar um grupo de alunos para organizar uma
abertura do evento, contendo a apresentação das equipes, suas bandeiras e
características. Também é responsabilidade destes alunos organizar uma
apresentações artística sobre os jogos, podendo ser um teatro, um jogral, uma
paródia, poesia, etc.
BANDEIRAS: Definir 2 alunos por equipe para produção de uma
bandeira que simbolize o nome da equipe e suas principais cores. Utilizar um
tecido de tamanho médio para confecção das bandeiras.
PÓDIO: Definir 1 aluno de cada equipe para que em grupo
construam um pódio para a premiação durante as atividades.
RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES: Definir 2 alunos por equipe para
descrever relatórios sobre as atividades realizadas, para publicações no blog
da escola. Exemplo: Os alunos da equipe X vão escrever sobre o atletismo e voleibol,
os alunos da equipe Y vão escrever sobre o basquetebol e o tênis de mesa. Como
se organizou a atividade? Quem venceu? Quem fez o melhor tempo? O que os
participantes acharam da atividade?
FOTÓGRAFO: Definir 1 aluno para realizar o registro
fotográfico de todas as atividades.
APRESENTADORES: Definir 2 alunos por equipe para apresentar
de forma teórica as características da modalidade a ser realizada, podendo
apresentar através de projetores algumas regras, os recordistas, curiosidades,
etc.
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