sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Dia do Estudante

     Dia 11 de agosto é o dia que se comemora a valorização e o esforço de quem através dos conhecimentos científicos historicamente produzidos, busca compreender a realidade através da sabedoria. 

   Como Proposta pedagógica os professores Caroline, Lucas, Tiago, Aracely e Cássia, desenvolveram atividades que promovessem a socialização e o entretenimento através de jogos e brincadeiras para comemorar este dia. A atividade foi realizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Perdigão (SERP) na cidade de Capinzal.

(Clique na imagem abaixo para ver todas as fotos)

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Pokémon Go

     Pokémon Go é um jogo desenvolvido por uma dar maiores empresas da história do ramo de entretenimento - Nintendo. O jogo lançado este ano traz em sua interatividade a questão da realidade aumentada, um setor da tecnologia que cresce todo ano e vem sendo implantada em áreas como a engenharia, educação e telecomunicação. O jogo se tornou a "febre" entre os jovens do mundo todo poucas horas após seu lançamento, e nossa escola ciente do impacto que, não só o jogo, mas a tecnologia da informação tem na sociedade, detalhou alguns fatores positivos e negativos a respeito do aplicativo, tendo como objetivo orientar a comunidade escolar e também apresentar as características deste recurso tecnológico aos pais, alunos e demais leitores através do nosso blog.

      Pokémon Go foi lançado com críticas mistas. Revisores elogiaram a experiência geral do jogo e o incentivo para a aventura no mundo real, embora salientando questões técnicas que eram aparentes no lançamento. Ele rapidamente se tornou um dos aplicativos móveis mais utilizados logo após o lançamento, e foi baixado por mais de 75 milhões de pessoas em todo o mundo. Ele foi creditado com a popularização baseadas em localização e realidade aumentada do jogo, bem como para a promoção da atividade física. Ele também atraiu controvérsia por contribuir para acidentes de carro e se tornar uma perturbação da ordem pública em alguns locais.

Prós e Contras do Pokémon Go: 

(clique na imagem para ver a matéria sobre os prós e contras do jogo)


Pokémon Go: não é só uma inocente brincadeira:

(clique na imagem para ver a matéria).


Fontes:
http://blogdalucianaoliveira.com.br/blog/2016/07/28/pokemon-go-nao-e-so-uma-inocente-brincadeira/

http://www.tuasaude.com/beneficios-e-riscos-do-pokemon-go/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pokémon_GO

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Gincana Olímpica

   



      Será realizada neste segundo semestre uma gincana tendo como objetivo fazer com que os alunos conheçam e aprendam sobre as características de algumas modalidades olímpicas que estarão no jogos de 2016. Este projeto foi inicialmente desenvolvido pelos Professores Cassia (Professora Orientadora de Convivência)  e Tiago (Professor Orientador de Tecnologia e Informática e também acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física), porém contará com a colaboração dos demais professores para a realização dos eventos ao longo do ano, sendo uma atividade avaliativa de todas as disciplinas. Os alunos além de participar das atividades físicas, também estarão desenvolvendo trabalhos teóricos e apresentações artísticas relacionadas aos jogos e suas modalidades. Confira abaixo as atividades que serão desenvolvidas no Projeto.

ATIVIDADE 1:
NOME: INTRODUÇÃO A CORRIDA.
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da coordenação motora, agilidade e destreza.
DESCRIÇÃO: Alunos em fila em uma ponta da quadra. Ao sinal do professor deverão correr até o outro lado da maneira estipulada. Em cada exercício o aluno terá 3 tentativas, ficando registrado o menor tempo
A.    Corrida simples (ida e volta)
B.    Corrida simples segurando 1 bola (ida e volta)
C.    Corrida simples dar a volta em 1 cone e voltar
Ao final quem, obtiver o menor tempo vence.
MATERIAL: Nenhum/Bola/Bastão.
Local: Quadra.

ATIVIDADE 2:
NOME: SALTO EM DISTÂNCIA
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da agilidade de salto através da força de impulso.
DESCRIÇÃO: Cada aluno realizara 3 saltos em distância a partir de uma área demarcada na quadra, se o aluno pisar sobre a área demarcada o salto será considerado invalido. Ao final soma-se a distância de 3 saltos para se determinar o vencedor.
MATERIAL: Nenhum.
LOCAL: Quadra.

ATIVIDADE 3:
NOME: CORRIDA COM OBSTÁCULOS
OBJETIVO: Favorecer o desenvolvimento da percepção e mudança de movimentos ao longo de uma atividade de corrida.
DESCRIÇÃO: Cada aluno realizará um percurso passando por obstáculos dispostos ao longo do trajeto como bambolês, cordas e cones, etc. Vence que conseguir realizar no menor tempo possível.
MATERIAL: bambolês, cordas e cones.
LOCAL: Quadra.


ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA DE BADMINTON.
OBJETIVO: Aplicar através do jogo os fundamento da modalidade.
DESCRIÇÃO: Partida rápida de Badminton.
Regras básica de pontuação e sobre a quadra:
a) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar na rede enquanto a peteca está em jogo; b) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra; c) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra); d) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale 'carregar' a peteca); e) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra; f) se houver interferência com a peteca, mau comportamento ou 'cera', o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto; g) se o parceiro do recebedor receber o serviço; h) se o servidor faz o movimento e erra a peteca.

- Obs: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.

Fim do jogo:

- os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos (adaptar). Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto. 
MATERIAL: raquete/peteca/rede.
LOCAL: Quadra/Espaço aberto.


ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA DE ARREMESSOS.
OBJETIVO: Desenvolver o fundamento arremesso.
DESCRIÇÃO: Partida de arremessos. Cada equipe enviará 3 participante. Cada participante terá direito a 3 arremessos da área de lance livre e 3 arremessos da linha de 3 pontos (ficando a cargo do participante escolher a área de arremesso ao longo da linha de 3). Ao final soma-se a pontuação, vence que fizer mais pontos. Da linha de lance livre vale 2 pontos, da linha de 3 vale 3 pontos.
MATERIAL: Bola de basquete.
LOCAL: Quadra de basquete.

ATIVIDADE 2:
NOME: PASSE COM QUIQUE E ARREMESSO.
OBJETIVO: Desenvolver o fundamento passe e arremesso.
DESCRIÇÃO: Cada equipe enviará 5 participantes (não poderá participar quem já participou da atividade 1). 1 participante fica com a bola aguardando no garrafão oposto a tabela de arremesso, os outros 4 ficam dispostos sobre os limites da quadra de vôlei oposta ao participante 1. O Participante em posse de bola conduz a mesma até o centro da quadra, onde terá que realizar um passe com quique com todos os outros participantes para depois realizar o arremesso.
MATERIAL: Bola de basquete.
LOCAL: Quadra de basquete.
VARIAÇÃO: A área de deslocamento do participante 1 e a área de espera dos demais participantes poderá ser demarcada com um cone ou bambolê. Poderá também ser feito um revezamento de arremessos entre a equipe.


ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE HANDEBOL.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos através do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 3 jogadores que junto com 3 jogadores de outra equipe definirá um time. Os goleiros devem ser definido em acordo entre os membros das equipes que se uniram (definir por sorteio). Vence a equipe que fizer mais gols em um tempo de 15 minutos.
MATERIAL: Bola de Handebol.
LOCAL: Quadra.


ATIVIDADE 1:
NOME: DANÇA SINCRONIZADA.
OBJETIVO: Simular através da dança movimentos da ginástica artística.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 5 participantes para produzir uma apresentação de dança utilizando materiais como bolas, fitas e bambolês. Os professores de Artes, Música e Educação Física serão os jurados que definirão a equipe vencedora. 
MATERIAL: bola, fita, bambolê.
LOCAL: Espaço adaptado para danças.




ATIVIDADE 1:
NOME: SACO DE BALÕES.
OBJETIVO: Golpes simulados.
DESCRIÇÃO: Fixar balões em um saco de treinamento. Com a utilização de luvas de boxe o aluno terá que estourar todos os balões utilizando golpes com o punho. Vence quem estourar os balões em menor tempo.
MATERIAL: Saco, Luvas de boxe, balões.
LOCAL: Adaptado para a pratica de lutas.
VARIAÇÃO: Poderá ser utilizados golpes com os pés para simular golpes do tae-kwon-do.



ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE TÊNIS DE MESA.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos do tênis de mesa através do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 2 jogadores para formar uma dupla. O jogo terá 1 set de 15 pontos. O jogo será de caráter eliminatório, sendo os confrontos definidos por sorteio, as duas duplas vencedoras disputam um novo jogo para definir o campeão.
MATERIAL: mesa, raque e bolinha de tênis de mesa.
LOCAL: Adaptado para a prática do tênis de mesa.



ATIVIDADE 1:
NOME: PARTIDA RÁPIDA DE VOLEIBOL.
OBJETIVO: Desenvolver os fundamentos através do jogo.
DESCRIÇÃO: Cada equipe definirá 3 jogadores que junto com 3 jogadores de outra equipe definirá um time. A partida será disputada em um set de 25 pontos para definir o vencedor.
Regras básica de infração: Condução de bola, invasão de quadra adversária, toque na rede, dois toques na bola, erro de rodizio de posições, pisar na linha de fundo durante o saque, realizar o corte no primeiro toque de recepção.
MATERIAL: Bola de Voleibol.
LOCAL: Quadra de Voleibol.



ORGANIZAÇÃO

ABERTURA: Mobilizar um grupo de alunos para organizar uma abertura do evento, contendo a apresentação das equipes, suas bandeiras e características. Também é responsabilidade destes alunos organizar uma apresentações artística sobre os jogos, podendo ser um teatro, um jogral, uma paródia, poesia, etc.

BANDEIRAS: Definir 2 alunos por equipe para produção de uma bandeira que simbolize o nome da equipe e suas principais cores. Utilizar um tecido de tamanho médio para confecção das bandeiras.

PÓDIO: Definir 1 aluno de cada equipe para que em grupo construam um pódio para a premiação durante as atividades.

RELATÓRIOS DAS ATIVIDADES: Definir 2 alunos por equipe para descrever relatórios sobre as atividades realizadas, para publicações no blog da escola. Exemplo: Os alunos da equipe X vão escrever sobre o atletismo e voleibol, os alunos da equipe Y vão escrever sobre o basquetebol e o tênis de mesa. Como se organizou a atividade? Quem venceu? Quem fez o melhor tempo? O que os participantes acharam da atividade?

FOTÓGRAFO: Definir 1 aluno para realizar o registro fotográfico de todas as atividades.

APRESENTADORES: Definir 2 alunos por equipe para apresentar de forma teórica as características da modalidade a ser realizada, podendo apresentar através de projetores algumas regras, os recordistas, curiosidades, etc.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Inter-séries Futsal 2016

     Foi organizado pela Profª Carol Ronsani juntamente com a colaboração do Profº Lucas kantovick e Ronaldo Francheski, a inter-séries de futsal no ginásio municipal. A atividade marcou o encerramento do semestre de nossa escola. 

(clique na imagem abaixo para ver todas as fotos)

terça-feira, 19 de julho de 2016

Tabela de Jogos JESC 2016

     Alunos inscritos nos Jogos Escolares de Santa Catarina, conferir a tabela de jogos e horário. 

Att Profª Caroline Ronsani.





sexta-feira, 15 de julho de 2016

Trabalho Interescolar

     Os alunos da terceira série do EMI participaram da amostra de trabalhos na GEM Horizonte. Juntamente com o professor André Martinazzo na disciplina de Geografia, os alunos desenvolveram trabalhos sobre as fontes de energia e de suas variadas formas de produção e utilização. O trabalho foi realizado por estudantes das turmas do ensino fundamental séries finais e do ensino médio.


      Esta experiência de envolver alunos de diversos níveis foi muito positiva e visou desenvolver o trabalho em equipe e a busca por novos conhecimentos em formas diversificadas de aprendizagem. O trabalho ficou magnífico. Todos os alunos que participaram estão de parabéns.

Texto e Fotos: Profº André Martinazzo



     
  

Camadas da Terra

     Os alunos da primeira série desenvolveram o trabalho de confecção de globos terrestres, com o objetivo de estudar as camadas internas da Terra e entender a estrutura de nosso planeta.

Texto e fotos: Profº André Martinazzo

(clique na imagem para ver as demais fotos)

terça-feira, 5 de julho de 2016

Internet na Sala de Aula

   Como forma de facilitar o acesso à diferentes informações disponíveis na rede mundial de computadores, foi disponibilizado aos professores um computador em sala de aula para acesso a internet. O Projeto desenvolvido pelo diretor Marcio Antonio de Mattos tem como objetivo facilitar o acesso a conteúdos didáticos disponível online e também facilitar a realização do acesso ao portal do professor, onde é possível realizar a chamada e a publicação/verificação de notas e conteúdos no sistema. Cada professor ainda conta com um rádio e projetor de imagens para que junto com a internet e o computador possa apresentar mais facilmente recursos audiovisuais na própria sala ambiente.  Em breve estaremos divulgando atividades realizadas pelos professores com os recursos agora disponíveis em sala de aula.

(Clique na imagem e confira algumas das salas já organizadas).

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Escola - Socialização

     Como forma de dinamizar e enriquecer os conteúdos específicos das disciplinas durante as aulas através de apresentações de recursos digitais, foi realizado pelo Professor e Orientador de Tecnologia Educacional e Informática, Tiago, um curso de capacitação com os professores das demais disciplinas a respeito do software de edição de apresentação Prezi. Na oportunidade os professores tiveram contato com os conceitos sobre o editor, suas funcionalidades através de tutoriais práticos e puderam conhecer as possibilidades que o mesmo oferece para ser utilizado em sala de aula. O cronograma do curso foi adaptado de acordo com a disponibilidade de horário dos professores, sendo 3 encontros presenciais e 2 encontros com atividades a distância, utilizando meios de comunicação digitais para o desenvolvimento das atividades, a exemplo: o Blog da escola e a rede social Facebook.


Confira abaixo as fotos do evento e as apresentações desenvolvidas pelos professores:

(Clique na imagem abaixo para visualizar as fotos)



Clique nas imagens para acessar as produções dos professores.

Aline Suele Rosa
Disciplina: Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Inglês.


Josiléia Pellissari
Disciplina: Biologia e Química


Aracely Viel
Diciplina: Professor Orientador de Leitura

Carla Soares e Cássia Ferreira Freitas.
Disciplinas: Artes, Sociologia e Professor Orientador de Convivência.

André Martinazzo
Disciplina: Geografia